A linguagem corporal no trabalho e fisiognomia
Estive
na última terça a palestrar sobre a linguagem corporal no trabalho,
lá em CEJA de Rio Negrinho, a convite da professora Patrícia Hacke,
e falei do tema de entrevista de emprego, da organização no
trabalho, de linguagem facial, comportamento, da importância do
autoconhecimento e outros tema. Talvez eu falei de coisas não tão
esperadas, mas há muito na Internet sobre o tema, porém de forma
superficial e sem o esoterismo e mistério que sempre gosto de
tratar. De todo o modo ensinei algo que pode agregar a vida dos
estudantes que lá estavam. Também tratei de questões de ENEM e fiz
uma dinâmica de possível entrevista de emprego. Mostrei assim meu
livro Fisionomia Oculta, publicado pela Editora Agbook.
Para
começar falamos das roupas. Nesse quesito me baseei em um autor que
era do FBI, e escreveu sua obra. Nesse sentido, o terno é ainda o
melhor a se escolher, e uma roupa social. Mostrar o menos possível
do corpo, e não ficar extravagante. Alertei as mulheres que o máximo
seria um anel, e que não se devia usar sandálias ou algo que
levasse a pensar que a pessoa está de férias. Ademais, um sorriso
sempre é porta aberta. Então sugeri que se mantivesse de bom humor
e que se procurasse ser prestativo. Também sobre o aperto de mãos,
mostrei qual o correto, e o segredo foi o equilíbrio, uma vez que o
aperto muito forte mostraria prepotência. Também o aperto muito
mole mostraria certo desinteresse. Lembro também que o perfume deve
ser o mínimo, pois as pessoas não admiram o cheiro. E olhar nos
olhos, não para outras partes do corpo, o que seria constrangedor.
Noutro
momento falei da empresa ou comércio. Das oito palavras mágicas ao
se atender uma pessoa. Assim seria: “Bom dia senhor (a), em que
posso lhe ajudar?”. Sempre que se fala outra coisa, se está
cometendo erros. Como em se falar “olá”, ou pior ainda, se
falar: “estou esperando”, ou mesmo não falar nada. O comércio
já não atende com tanta qualidade, e assim não é novidade o
descaso com o consumidor. Também ao estudar disciplina de negócios
se observa que o interesse é por se conquistar o consumidor para
mais compras, não apenas para aquela única. Isso envolve também
linguagem corporal e se observar o padrão da pessoa, sua tipologia.
Assim se mostra o produto certo para a pessoa certa. Quantas vezes me
mostraram coisas que nada têm a ver com meu perfil. Isso revela
desconhecimento e pouco preparo de comerciantes.
Por
fim o momento máximo da apresentação foi o da fisiognomia ou
leitura de traços do rosto, que poderia ser sinônimo de
caracterologia, visage, morfopsicologia e estaria relacionado ainda a
programação neurolinguística. Mostrei formatos de nariz,
sobrancelha, orelha, e dei a cada pessoa uma folha com desenhos de
alguns perfis. Mostrei o olhar, e mesmo alguns sinais de mentira.
Apesar do tempo reduzido, consegui mostrar muitos detalhes e mesmo
ainda características de grafologia, tipos de letras e assuntos
relacionados a personalidade. O fator chave era mostrar o
autoconhecimento e o poder para se desenvolver poderes e qualidades,
que todos têm. Mostrei por exemplo o tipo de rosto quadrado, que é
ótimo a atividade militar, e outros com suas qualidades. A vocação
está posta naturalmente. Leitura de corpo é ao mesmo tempo leitura
de pensamento.
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